Marantz 10 Series Collection: três componentes estéreo de qualidade de referência
A Marantz, acaba de apresentar a nível mundial a nova “10 Series Collection” – três produtos estéreo de referência. Esta série é composta pelo amplificador integrado MODEL 10, pelo leitor SACD 10 e pelo leitor de áudio em rede LINK 10n. A Série 10 representa uma nova afirmação em termos de design e desempenho de áudio topo de gama para a Marantz, e é a primeira vez que a marca lança uma nova gama de componentes estéreo topo de gama desde 2016.
Desenvolvidos ao longo de cinco anos de extensa colaboração entre todos os departamentos da equipa de engenharia da conceituada Shirakawa Audio Works, no Japão, os novos componentes da Série 10 incorporam uma herança inigualável, desempenho e design de luxo contemporâneo.
Construídos de acordo com os padrões mais exigentes, o design de cada produto é inspirado em alguns dos componentes de alta-fidelidade mais icónicos da história da Marantz – mas, ao mesmo tempo, a engenharia interna garante que cada componente é verdadeiramente contemporâneo e pronto para aproveitar ao máximo o futuro digital da alta-fidelidade.
O primeiro produto a ser lançado da nova Colecção da Série 10 é o amplificador integrado de referência MODEL 10, o mais potente amplificador numa só caixa que a Marantz alguma vez produziu. O MODEL 10 é construído em torno de uma topologia de amplificador simétrico dual-mono recentemente concebida e utiliza um chassis completamente novo, revestido a cobre e com três camadas, com uma estrutura compartimentada concebida para proporcionar uma separação completa de cada função interna crítica. Dois compartimentos internos e protecções estrategicamente colocadas isolam os circuitos de alta e baixa potência uns dos outros e evitam limitações no desempenho devido a interferências internas.
O módulo de potência do MODEL 10 foi recentemente concebido. Em parceria com a Purifi, a Marantz desenvolveu um novo amplificador, dois dos quais são usados para conseguir um funcionamento dual-mono. Funciona como um amplificador totalmente balanceado desde a entrada até à saída, com fontes de alimentação individuais para cada canal do amplificador e todos os circuitos de entrada de nível de linha são alimentados por uma de fonte de alimentação linear separada.
A distorção é espantosamente baixa – apenas 0,05% THD (distorção harmónica total) em toda a banda de áudio à potência máxima, e uma ordem de grandeza melhor a metade da potência nominal – enquanto até 30 A de corrente de pico resultam numa gama dinâmica excepcional, além de uma resposta de frequência imune à impedância de carga.
A conduzir a nova secção de amplificação está um pré-amplificador com um design totalmente novo baseado na última geração de circuitos analógicos HDAM da Marantz.
Claro que, sendo um amplificador integrado de referência, o MODEL 10 tem uma potência de saída substancial, com 2x250 Watt a 8 Ohm, subindo para 2x500 Watt a 4 Ohm. Se for necessária ainda mais potência, os proprietários podem optar por adicionar um segundo MODEL 10 para criar um sistema estéreo biamplificado superlativo usando a tecnologia FCBS (Floating Control Bus System) proprietária da Marantz para ligar e controlar dois amplificadores sem problemas. Podem ser ligados até quatro MODEL 10 em conjunto, se necessário.
O MODEL 10 inclui uma extensa gama de entradas analógicas, incluindo duas entradas XLR, e três RCA, bem como uma entrada phono de alta qualidade, completa com opções MM e três valores de resistência para uma ampla compatibilidade com cabeças MC. As saídas do pré-amplificador estão disponíveis através de fichas XLR e RCA. De modo exclusivo, o MODEL 10 pode também ser configurado para funcionar apenas como um amplificador de potência, ignorando o seu pré-amplificador interno, quando associado ao seu irmão na nova colecção da Série 10, o leitor de áudio de rede de referência LINK 10n. Naturalmente, as saídas A/B seleccionáveis para colunas também estão incluídas, juntamente com uma saída para auscultadores de alta qualidade.
Pouco tempo depois do lançamento do MODEL 10, este será acompanhado, em primeiro lugar, pelo SACD 10, um leitor de SACD de qualidade comprovada, construído de acordo com os mesmos padrões de exigência do seu irmão amplificador e, em seguida, pelo leitor de áudio em rede de referência LINK 10n, baseado no poderoso e versátil motor de áudio digital HEOS que equipa este modelo de referência com um conjunto de funcionalidades invulgarmente abrangente, permitindo streaming em alta resolução a partir do Tidal até à mais elevada resolução fornecida de 192 kHz / 24 bit. A música armazenada localmente em servidores USB ou de rede pode ser reproduzida até 384 kHz / 32 bit e DSD 4X “bit-perfect”, sem amostragem ou conversão. É também suportada uma lista cada vez maior de outros serviços e tecnologias, incluindo Airplay 2, Spotify Connect, Tidal Connect, Bluetooth, TuneIn, Deezer, Pandora e muito mais.
O Marantz MODEL 10 estará disponível em breve em retalhistas seleccionados com o preço de 14 500 Euros.
Mais informações em Marantz Portugal