TAD lança o novo pré-amplificador C700 Reference
A Technical Audio Devices Laboratories, Inc. acaba de anunciar o pré-amplificador TAD-C700 como a mais nova adição à sua série de referência de componentes de áudio Hi-Fi. O C700 incorpora uma série de refinamentos e melhorias técnicas para alcançar um novo nível de desempenho, substituindo o C600, o anterior pré-amplificador topo de gama da TAD, aclamado pela crítica, lançado em 2011.
O TAD-C700 possui um amplificador de realimentação de corrente de estágio único e alto desempenho. A utilização de um mínimo de elementos amplificadores permite que o C700 amplifique fielmente todas as nuances musicais. Além disso, cada uma das duas saídas de linha tem um circuito amplificador de saída dedicado – evita-se assim que a ramificação do sinal e a interferência dos equipamentos conectados deteriorem a qualidade do som.
A topologia de circuito totalmente balanceada e duplo mono do C700 amplifica formas de onda de sinais positivos e negativos individualmente, da entrada à saída, para suprimir até mesmo os menores erros de amplificação. O comprimento e o isolamento da cablagem são idênticos entre os percursos do sinal positivo e negativo e entre ambos os canais, para obter um percurso de sinal ideal da entrada à saída.
A unidade de fonte de alimentação do C700 está fisicamente separada da unidade amplificadora principal. Este design evita a vibração e as interferências resultantes da radiação do fluxo magnético do transformador, que poderiam afectar adversamente as secções mecânicas e os circuitos de áudio da unidade principal. Além disso, os terminais e parafusos de fixação são todos fabricados a partir de cobre isento de oxigénio revestido com materiais não magnéticos para eliminar até mesmo as menores distorções magnéticas. Um poderoso transformador toroidal com uma potência nominal de 400 VA, algo não raro em amplificadores de potência, mas inédito em préamplificadores, alimenta o circuito de áudio para obter o maior desempenho possível da transição de sinal. Toda a fonte de alimentação está alojada num chassis rígido de alumínio fundido para suprimir eficazmente vibrações indesejadas.
O circuito amplificador principal do C700 é montado num sub-chassis robusto de 33 mm de espessura e 15 kg de peso, obtido a partir de lingotes de alumínio puro, para obter um excelente controlo de vibração. O uso de lingotes de alumínio puro fornece um percurso da ligação de terra estável e de baixa impedância, contribuindo para uma reprodução musical de alta pureza.
O circuito do controlo de volume electrónico personalizado do TAD possui comutação de resistências em escada, o que lhe proporciona um desempenho de atenuação excepcionalmente preciso e uma distorção ultrabaixa de menos de 0,0005% na entrada para um nível de sinal de 1 Vrms. Além disso, o circuito de potência emprega condensadores electrolíticos fabricados segundo as especificações da TAD, bem como, na saída, condensadores de acoplamento de filme de grande capacidade e distorção ultrabaixa.
Um pré-amplificador mestre C700 pode controlar de forma síncrona vários C700 escravos ligados ao conector “Master Out”. Deste modo é possível que dois C700s forneçam uma configuração duplo-mono para amplificadores de potência mono como o TAD-M700, e um número múltiplo de C700s, numa configuração com descodificador e amplificadores, permitam obter-se uma reprodução de som multicanal ou envolvente aos mais altos níveis de desempenho. O C700 está ainda equipado com uma saída de gravação que ignora o circuito selector para enviar directamente os sinais de áudio recebidos. Possui também um modo pass-through.
O pré-amplificador Reference Series C700 estará disponível na Europa a partir de Julho de 2024 pelo preço sugerido de 69 000 euros através de uma rede de distribuidores altamente qualificados.
Mais informações em Exaudio