Corinium – O novo modelo topo de gama da Acoustic Energy
As novas colunas Corinium, o culminar de um projecto de três anos para a equipa de design da Acoustic Energy, elevam a marca a um novo nível, ao mesmo tempo que estabelecem novos parâmetros para o desempenho, design e valor no sector audiófilo.
O design do tweeter assenta na utilização de um novo material original na cúpula macia, o qual é mais leve que a fibra de carbono e com comprovada capacidade para reduzir a coloração, melhorar a definição dos transitórios e reproduzir o mais fino detalhe e refinamento nas altas frequências.
Derivado dos mesmos altifalantes de fibra de carbono de frequências médias e baixas usados na série 500, um novo design foi especialmente desenvolvido com uma versão ultra rígida do cone da fibra do carbono, impulsionado por uma bobina de voz de longa excursão num campo magnético de baixa histerese, para fornecer a melhor eficiência e o maior desempenho possível.
No coração das suas colunas está o altifalante de médios onde o novo cone de fibra de carbono ajuda a fornecer qualidades tonais específicas, oferecendo um som mais natural e uma performance musical realista. No caso dos altifalantes duplos de graves, a largura extra da caixa permitiu o desenvolvimento de uma nova unidade com cone de 165 mm capaz de entregar um alinhamento de graves que combina peso, velocidade e impacte para produzir uma resposta de baixa frequência grande, poderosa, controlada e natural.
Optimizado para o melhor desempenho em termos de transientes, o crossover de 3 vias utiliza componentes de alta qualidade e a cablagem interna recorre a cabos com performance de nível audiófilo, de modo a fornecer o melhor detalhe musical e expressão dinâmica possíveis.
Todos estes desenvolvimentos inovadores dos novos altifalantes são complementados por uma caixa inerte curva e primorosamente acabada. As caixas, construídas com base no conceito ‘Resonance Suppression Composite’ (RSC), têm paredes com uma espessura de até 45 mm para um desempenho ideal. A inclinação de 4 graus melhora o alinhamento de fase do som para o ouvinte, enquanto o parafuso frontal de alumínio ultra rígido de 6 mm isola quaisquer ressonâncias de caixa.
E finalmente, porquê o nome? Cirencester, nas belas terras de Cotswolds, a cidade natal da Acoustic Energy há mais de 25 anos, foi um importante posto na Grã-Bretanha Romana. Na verdade, era a cidade mais importante fora de Londres. Os romanos denominaram-na “CORINIUM”, nome com que a equipa de design da AE tem orgulho de utilizar nas suas colunas mais significativas e marcantes até à data, estando estas disponíveis em madeira natural, preto mate, branco mate e British Racing Green metalizado.
Mais informações em Exaudio