Western Electric – Mais uma marca de prestígio no portefólio da Imacustica
A Western Electric, a empresa de áudio mais antiga da América, chega à Imacustica, com o novo amplificador a válvulas 91E no centro das atenções. Nenhuma marca de áudio ainda em funcionamento recua mais no tempo do que a Western Electric. Fundada em 1869, sete anos antes de Edison montar o seu laboratório, a venerável empresa americana foi durante muitos anos líder no desenvolvimento de tecnologia de áudio para telefones, cinemas e muito mais. Durante grande parte de sua história, foi uma subsidiária da AT&T (American Telephone & Telegraph) mas em 1995 foi adquirida pelo empresário Charles G. Whitener e permanece nas suas mãos até hoje. A Western Electric desempenhou um papel importante no desenvolvimento de som de alta-fidelidade na era pré estado sólido. Fabricava amplificadores que eram considerados de ponta na sua época, como o 91A, um notável projecto com um tríodo single-ended (SET) lançado em 1936 e originalmente usado em cinemas. A WE também desenvolveu a válvula de áudio 300B – um tríodo inovador introduzido em 1938 para amplificar sinais telefónicos – e continua hoje em dia a fabricar a versão original pois recomeçou a produzi-la em 2020. Faz todo o sentido, então, que a última criação da Western Electric seja o amplificador integrado a válvulas 91E, desenvolvido a partir do legado do 91A e incorporando as famosas válvulas Western Electric 300B.
O amplificador é esteticamente atraente, com o seu mostrador LCD colorido e duas válvulas 300B emparelhadas alojadas em cilindros de vidro que se projectam a partir do topo. Disponível nos acabamentos ouro champanhe, níquel e negro, apresenta uma aparência externa imaculada e controlos impecavelmente desenhados. Combina a experiência adquirida ao longo de muitas décadas de desenvolvimento de amplificadores SET com técnicas e tecnologias modernas, incluindo o circuito SCCS (Steered Constant Current Source) patenteado pela Western Electric e com um desempenho totalmente linear. A alimentação paralela aperfeiçoada é controlada exclusivamente pela tensão de saída da válvula e aumenta a potência disponível a partir das válvulas de saída 300B para cerca do dobro dos sete ou oito Watt disponibilizados pelos designs tradicionais de amplificadores SET baseados nas 300B, eliminando a necessidade de grandes transformadores de saída que possuem uma elevada histerese.
Quando o amplificador é ligado, o mostrador LCD apresenta o clássico logótipo ‘Spirit of Communication’ da Western Electric criado em 1914 e, em seguida, muda para um par de vuímetros de potência verticais. O nível de volume é exibido nesse mesmo mostrador, juntamente com a designação da entrada seleccionada. Estão disponíveis quatro entradas RCA de nível de linha, uma entrada para cabeças de gira-discos MM e MC e Bluetooth, para aqueles que desejam emparelhar os seus dispositivos digitais com o 91E.
Implementações técnicas inteligentes incluem o aquecimento controlado por microprocessador dos filamentos das válvulas e os regimes de polarização automática, o controle de volume do codificador óptico que comuta uma malha de resistências comutadas por relés e a mudança da polaridade da tensão de filamentos cada vez que o amplificador é ligado para aumentar a vida útil das 300B. O complemento de válvulas inclui um par de ECC81, para além do mencionado par de 300B.
A flexibilidade é aumentada ainda mais pelos blocos de comutação de impedância entre 4, 8 e 16 ohms, i para combinar com a impedância das colunas utilizadas. Todos os atributos apreciados pelos devotos do SET estão abundantemente presentes - a sensação de espaço e ar e tonalidade natural, complementadas por qualidades menos comummente associadas, como extensão e definição nos extremos de frequência. Este é um amplificador SET baseado em 300B para o século 21, fabricado pela empresa que inventou o 300B. Para além do amplificador, a Imacustica disponibiliza ainda as válvulas 300B da Western Electric – reputadas como sendo as melhores 300Bs do mundo
Mais informações em Imacustica