Novo espaço com cerca de 1000 m2 em Faro
A Innuos, um fabricante de grande prestígio na área dos equipamentos de streaming e de armazenamento de ficheiros de áudio digital tem desde o seu início a sua sede no sul de Portugal, tendo começado por se instalar na zona industrial de Loulé, no edifício ninho de empresas do IEFP. Isto embora Amélia Santos e Nuno Vitorino, os fundadores da empresa e engenheiros de formação, tivessem começado a desenvolver o seu negócio em Londres. O rápido crescimento de clientes – venderam 600 unidades nos primeiros 6 meses – levou-os a pensar em expandir a dimensão da empresa e deslocalizar a sede, aproveitando os incentivos na altura disponíveis através dos vários programas tais como o CRESC Algarve 2020.
No período de sete anos, o volume de negócios cresceu internacionalmente, estando a marca actualmente presente em 42 mercados, exportando 99% dos equipamentos que produz, 70% para fora da União Europeia. A equipa, com um total de 45 elementos, tem pessoas de cerca de dez nacionalidades, espalhadas por vários sítios, com 30 delas no Algarve.
A gama de produtos Innuos, com a marca a ter origem no lema «INNovation throUgh Open Services», é bastante vasta, começando no mais recente produto, o streamer Pulse, com três versões e um preço a começar nos mil euros, e indo até ao servidor de música / streamer Statement, o topo de gama da marca, com armazenamento local que pode ir até 8 TB em SSD, e o qual recebeu recentemente a adição de uma fonte de alimentação Next-Gen que lhe pode ser acrescentada como um upgrade. A Innuos desenvolve a sua própria electrónica e o software quer de funcionamento dos equipamentos (firmware) quer de interacção com o utilizador, tendo mesmo uma aplicação que permite, com grande facilidade, editar capas, procurar metadados e criar playlists num tablet ou smartphone.
As novas instalações, com uma área próxima dos 1000 m2, serão o local de trabalho de parte da equipa da INNUOS e foram recentemente inauguradas em Faro, com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e do Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau e Paulo Santos, bem como de representantes de outros parceiros a nível local e nacional.
O novo espaço, que recebeu um investimento superior a 800 mil euros, conta com um laboratório de electrónica / assemblagem de equipamentos com protecção ESD, de forma a prevenir as descargas electrostáticas que possam danificar os frágeis circuitos integrados, e com sistemas avançados de controlo de humidade e temperatura, com o objectivo de garantir uma maior qualidade e durabilidade dos equipamentos que desenvolvem e produzem.
Tendo em conta o elevado nível do equipamento que disponibiliza ao mercado, a Innuos resolveu construir de raiz nessas novas instalações um auditório de demonstração, com dimensões internas que seguem a famosa regra dourada para optimização da performance acústica e paredes triplas isoladas. Este auditório foi ainda alvo de tratamento acústico e integra um circuito eléctrico de alimentação do sector dedicado a fim de proporcionar a melhor performance sonora.
A empresa investe de forma contínua em investigação e desenvolvimento, sendo por isso a ligação às universidades um pilar essencial à sua estratégia de desenvolvimento. Nesse âmbito, marcaram presença Pedro Amaral, Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico, em representação do Presidente do Instituto Superior Técnico Rogério Carapuça, bem como Alexandra Teodósio, Vice-Reitora e Eduardo Esteves, Pró-Reitor da Universidade do Algarve, em representação do Reitor da Universidade do Algarve Paulo Águas.
Estiveram também presentes na cerimónia representantes de diversos organismos e parceiros da Innuos, nomeadamente, CCDR Algarve, IEFP, IAPMEI, NERA, ANJE, Escola Secundária de Loulé, Novo Banco, Bankinter e ainda dois dos revendedores da marca em Portugal - Ultimate Audio Elite e Ajasom.