dCS disponibiliza upgrade Bartók 2.0
Os engenheiros da dCS tentam continuamente encontrar maneiras de melhorar tecnologias e produtos, um processo de descoberta motivado pelo desejo de oferecer um desempenho técnico. Com a recente actualização de software Bartók 2.0, a dCS melhorou o upsampling de DSD e adicionou novas opções de filtros. Os mapeadores originalmente projectados para os Vivaldi APEX e Rossini APEX agora estão disponíveis para o Bartók. Os mapeadores controlam o modo como os dados são apresentados ao núcleo Ring DAC. O Bartók inclui agora três configurações do Mapper, assim como capacidade para processar ficheiros DSD até DSD128 e uma configuração adicional do filtro DSD.
Os produtos dCS apresentam uma abordagem modular na sua construção, o que permite actualizações futuras, incluindo um novo hardware para os equipamentos existentes. Tal foi o caso da actualização APEX para os Vivaldi e Rossini, agora também disponível para os proprietários que quiserem actualizar os seus Bartók. As unidades que sejam actualizadas para a versão Bartók APEX são idênticas em todos os aspectos ao novo modelo agora disponível, incluindo a placa de identificação APEX no painel traseiro. O novo Bartók APEX eleva ainda mais a experiência auditiva, mantém a paisagem sonora poderosa, dinâmica e detalhada do original e adiciona elementos de resolução e refinamento anteriormente alcançáveis apenas com o Rossini ou Vivaldi APEX. Desde as mais amplas oscilações dinâmicas de volume até as mudanças mais subtis de tonalidade, o Bartók APEX revela cada aspecto de uma gravação com uma sensação de refinamento e controle sem esforço. Projectado e montado manualmente na sede da dCS em Cambridgeshire, Inglaterra, o Bartók APEX nasceu de uma mestria meticulosa, desenvolvimento exaustivo e atenção obsessiva aos detalhes.
O Bartók APEX partilha a mesma electrónica dos sistemas Vivaldi e Rossini, e apresenta as últimas gerações do Ring DAC APEX, da arquitectura de clock e da plataforma de processamento digital - uma combinação única de hardware e software inigualável no que se refere ao seu desempenho técnico e sonoro.
Para o APEX, a equipa de engenharia fez grandes alterações no hardware do Ring DAC. Com excepção da matriz de resistências, que permanece inalterada, a electrónica Ring DAC de última geração é totalmente nova. As melhorias incluem: fonte de referência modificada para alimentar o Ring DAC, resultando em menor impedância de saída, andares de filtragem aprimorados, melhoramento da simetria dos estágios de soma e criação de um andar de saída totalmente novo. O programa de actualização do Bartók APEX começará em Março de 2023. Além do lançamento do Bartók APEX de última geração, será disponibilizado o hardware Ring DAC APEX aos proprietários dos equipamentos Bartók existentes, por meio de um programa de actualização global.
Mais informações em Imacustica