Novo conversor D/A topo de gama Velvet Sound
O novo DAC Velvet Sound / Veritas AK4499EX e o DAC premium AK4493S já anteriormente anunciado são dois dos mais recentes produtos desenvolvidos pela Asahi Kasei Microdevices Corporation (AKM) e que serão apresentados pela primeira vez no High End Show 2022 de Munique. A AKM irá expor na zona International Parts+Supply (IPS) do show de Munique, no momento em que a empresa japonesa retoma gradualmente a produção e os embarques depois do terrível incêndio do final de 2020. Esta é uma notícia certamente bem-vinda por parte da indústria de áudio e, em particular, dos muitos fabricantes de equipamentos de áudio de topo.
A nova solução Velvet Sound/Verita AK4499EX DAC representa um design completamente novo que evoluiu a partir do DAC Current Output AK4499 da AKM, resultando de uma separação completa dos circuitos digitais e analógicos e da combinação com o modulador Delta-Sigma discreto AK4191EQ. O AK4499EXEQ integra um andar conversor D/A estéreo baseado na tecnologia Velvet Sound de resistências comutadas da AKM. O design usa a mais recente abordagem de alta qualidade da empresa que recorre ao processamento completamente separado dos sinais digitais e analógicos e, quando usado em conjunto com o AK4191EQ, o AK4499EX transforma-se numa solução de conversão analógica ideal para o andar final de fontes digitais de áudio de topo.
De acordo com a AKM, o DAC estéreo multibit premium AK4499EX eleva a recém-desenvolvida tecnologia Switched Resistor a novos patamares no que se refere a baixa distorção e baixo ruído, o que o torna adequado para utilização em fontes digitais de áudio de alta resolução. Quando usado em conjunto com o AK4191, o AK4499EX é a solução de conversão analógica ideal para a reprodução de conteúdos digitais de áudio de elevada resolução – PCM até 64 bits com taxa de amostragem de 1536 kHz, ou DSD com uma taxa de amostragem até 44,8 MHz (DSD1024). O filtro digital integrado resulta de uma combinação de seis filtros individuais de 64 dB e a capacidade de sobreamostragem de 256 vezes minimiza os efeitos do ruído digital na saída analógica, resultando numa melhoria bem evidente da relação sinal/ruído As especificações disponíveis indicam uma relação sinal/ruído de 135 dB por canal (ponderação A) e -124 dB em termos de distorção THD. E o novo «modo de operação assíncrona» no AK4191 torna possível separar completamente as secções digital e analógica do clock, de que resulta um valor extremamente baixo de jitter.
Tanto a nova solução AK4499EXEQ como os produtos AK4493SEQ já anunciados estarão disponíveis para audição na zona de exposição da AKM durante o High End Show (19 a 20 de Maio de 2022). Deverão estar disponíveis amostras durante o segundo trimestre de 2022, com produção em volume no terceiro trimestre.