Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

iFi ZEN One Signature

iFi ZEN One Signature

17 janeiro 2022

Um DAC universal na versão Signature


O ZEN One Signature tem como ponto de partida o ZEN DAC V2, ao qual foram adicionadas entradas S/PDIF adicionais do tipo óptico e coaxial mesmo ao lado da porta USB, a tecnologia Bluetooth do ZEN Blue V2 e melhorias de circuito de assinatura para criar uma deliciosa mistura áudio. Como resultado temos o componente perfeito para funcionar como um hub de áudio caseiro para todos os dispositivos digitais, desde smartphones e tablets a PCs e Macs, leitores de CD, servidores de áudio, televisões e consolas de jogos.
Um arranjo lógico XMOS de baixa latência e com 16 núcleos processa os dados de áudio recebidos através das entradas digitais USB e S/PDIF, sendo usadas diversas tecnologias de erradicação de jitter, incluindo a última geração do relógio GMT (Global Master Timing) e o buffer de memória inteligente. O “motor digital” do ZEN One Signature baseia-se num DAC Burr-Brown que a iFi utiliza em vários dos seus equipamentos, devido ao som natural e à arquitectura True Native.

iFi_ZEN-One-Signature_PCB

As resoluções máximas dos ficheiros digitais de áudio podem atingir 32 bit/384 kHz para sinais PCM aplicados na entrada USB (192 kHz para o caso das S/PDIF), todos os níveis de DSD até DSD256 e DXD de velocidade única e dupla. Graças ao design do chip Burr-Brown utilizados, os sinais PCM e o DSD assumem caminhos separados, permanecendo no formato nativo até à conversão analógica. Os ficheiros MQA com frequências de amostragem até 384 kHz são igualmente descodificados de forma completa, ou seja, o ZEN One Signature implementa os três níveis de descodificação, a situação ideal para os subscritores da modalidade HiFi Plus, da Tidal.
O circuito integrado QCC5100 encarrega-se do processamento Bluetooth, sendo compatível com todos os formatos de alta definição, incluindo aptX Adaptive e aptX HD, LDAC e HWA/LHDC, bem como com os mais convencionais aptX regular e aptX Low Latency, AAC e SBC (o codec básico do Bluetooth). Isto significa que todos os possíveis dispositivos de origem são manuseados com a mais alta resolução de áudio que a sua especificação Bluetooth permite. A memória guarda os dados de emparelhamento de até oito dispositivos de origem, facilitando a mudança de um dispositivo para outro.
Uma vez mais os componentes utilizados são de qualidade audiófila, destacando-se os condensadores Panasonic OS-CON e Elna Silmic II. A alimentação pode ser fornecida por USB pelo equipamento a que o ZEN One Signature está ligado, um portátil, por exemplo, ou directamente da rede eléctrica através de um adaptador AC/DC. O desempenho ideal obtém-se utilizando a fonte de alimentação iFi DC iPower2 com níveis mínimos de ruído, incluída com o DAC, e que custa 69€ quando comprada separadamente. A caixa utilizada é comum aos restantes elementos da linha ZEN, embora se distinga neste caso pela cor Azul Espaço Profundo, comum a toda a gama Signature.
Mais informações em Smartaudio