Banner LG_Set 24
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio 10-24
Banner vertical Ultimate Fever 24
GIF Imacustica 2_Agosto 24
Banner horiz Ultimate Fever 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

Prémios EISA 2014-2015

Prémios EISA 2014-2015

14 agosto 2014

Os melhores produtos para o próximo ano escolhidos pelos maiores especialistas europeus


Prémios de Hi-Fi

Marantz_SA8005_PM8005
Marantz-SA8005-PM8005-net

Sistema Estéreo Europeu 2014-2015
Marantz SA8005/PM8005

Demonstrando que os componentes separados podem incluir uma ampla funcionalidade num único chassis, o leitor de SACD SA8005 é muito mais que um simples «toca discos». Não só dá uma lufada de ar fresco aos seus CD´s convencionais, como as suas entradas digitais, incluindo USB compatível com DSD, asseguram que o SA8005 pode ser o centro nevrálgico de um sistema de áudio de topo baseado em streaming a partir de um computador. Este leitor/DAC é emparelhado idealmente com o amplificador integrado PM8005, especificado para 70 W/8 Ohm e equipado com uma entrada MM para gira-discos, o que aumenta ainda mais a versatilidade do sistema como um todo. O som limpo e ricamente detalhado desta combinação faz mais que lembrar o da bem mais cara linha Premium da Marantz – temos aqui uma impressionante mescla de performance e valor.

Sony_HAP_1ZES
Sony-HAP-1ZES-net

Fonte Digital Europeia 2014-2015
Sony HAP-Z1ES

A corporação multinacional responsável por marcos na história do áudio, tais como o Walkman, o CD e o SACD, está neste momento a apostar numa outra iniciativa cujo intuito é fazer regressar a audição de música ao topo da lista dos desejos dos consumidores. A sua nova gama de componentes é liderada pelo leitor digital de música HAP-Z1ES, com um disco duro interno de 1 TB e uma porta de expansão USB. O HAP-Z1ES integra-se numa rede caseira, quer cablada quer sem fios, e proporciona a possibilidade de ouvir rádio por Internet através da sua plataforma vTuner, embora o ideal seja reproduzir ficheiros de música directamente a partir do seu disco interno, o que proporciona assim uma performance verdadeiramente consistente e auto-sustentada. Com um som dinâmico e espacial, o HAP-Z1ES tem a capacidade de soar igualmente suave quando se recorre ao modo seleccionável de sobreamostragem para DSD. Esta é a fonte digital perfeita para todos os seus ficheiros de alta resolução.

OPPO_PM_1
OPPO-PM-1-net

Auscultadores Hi-Fi Europeus 2014-2015
OPPO PM-1

Os PM-1 podem ser o primeiro produto de uma companhia sem historial nesta área, mas temos que concordar que esta proposta isodinâmica do tipo aberto constitui uma notável estreia. Meticulosamente desenhadas, cada uma das unidades activas do tipo planar-magnético incorpora um diafragma de sete camadas, embora fino, com condutores de alumínio em cada um dos lados. E, ainda mais, estes condutores seguem um padrão em espiral, numa aposta que visa maximizar a intensidade e a distribuição do campo magnético de actuação. Trata-se de um conceito que não só permite poupar peso, como atinge como resultado uma sensibilidade bem mais elevada quando comparada com a de produtos rivais. Junte a tudo isto uns graves robustos e surpreendentemente equilibrados, bem como um som luxuriante quando ouvimos originais bem gravados, e os PM-1 podem ser muito justamente descritos como os mais revigorantes auscultadores que foram lançados durante este ano.

Kef_Reference_5
KEF-Reference-5-net

Produto de Áudio High-End Europeu 2014-2015
KEF Reference 5

Durante mais de 40 anos, a gama de topo da Kef foi designada pelo nome «Referência» – um conceito que foi agora actualizado em 2014 graças à combinação dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos integrados na nova gama de colunas Reference.
Disponíveis em lacado negro de piano, nogueira americana acetinada ou num luxuoso acabamento em pau-rosa lacado, as imponentes Reference 5 (1,35 metros de altura) elevam bem alto o prestígio da gama. A combinação de quatro novos altifalantes de graves com 6,5 polegadas com cones de alumínio suavemente trabalhados e desenhados para complementar o arranjo em fonte pontual da topologia Uni-Q proporciona um som altamente impressionante e realista. Tudo isto, ajudado por uma sensibilidade acima da média, uma excelente extensão de graves e uma elegante aparência, garantiu às Reference 5 a distinção do melhor produto high-end.

Asus_Essence_III
ASUS-Essence-III-net_30-07

DAC USB Europeu 2014-2015
ASUS Essence III

Com uma excelente reputação construída em torno de hardware avançado para computadores e algumas das melhores placas de som disponíveis no mercado, a ASUS estava na posição ideal para desenvolver um DAC USB externo com pretensões verdadeiramente audiófilas. É o caso do Essence III, um DAC/pré-amplificador extremamente versátil, com uma entrada USB compatível com DSD 64 e 128, e ainda entradas digitais óptica, coaxial S/PDIF e AES/EBU. Os andares analógicos são altamente sofisticados, utilizando um controlo de volume por pontos e DAC’s numa configuração dual-mono, os quais estão ligados às saídas balanceadas, bem como ainda uma saída balanceada para auscultadores através de mini-XLR – sem dúvida algo que estava apenas reservado aos amplificadores para auscultadores de nível high-end. A sua performance é tão limpa e incisiva como a sua engenharia, com um som honesto e atraente que põe muitas marcas de hi-fi tradicionais cheias de inveja.

PJ_Xtension_9_Evolution_Spack
Pro-Ject-Xtension-9-Evolution-Superpack-net

Fonte Analógica Europeia 2014-2015
Pro-Ject Xtension 9 Evolution Superpack

A Pro-ject deu início à sua gama Extension em 2009 com o Xtension 12, um gira-discos de dimensões relativamente amplas para poder aceitar braços de 12 polegadas. Este Superpack vê o mais «maneirinho» Xtension 9 ser combinado com a última versão do braço de peça única 9CC e ainda com uma cabeça da linha Quintet da Ortofon. O resultado é um gira-discos com um som suave e seguro, mas que não se acanha quando chega o momento de ir bem ao fundo dos sulcos em busca de detalhes. Junte a tudo isto clareza, vivacidade e um som sólido e impactante sempre que é preciso, e temos uma proposta completa de gira-discos que confere um novo sentido à relação qualidade/preço.

JBL_Authentics_L16
JBL-Authentics-L16-net

Sistema Hi-Fi Compacto Europeu 2014-2015
JBL Authentics L16

Com um design que suscita fortes recordações das lendárias colunas de prateleira L100 Century dos anos 70, este sistema de colunas é o resultado de termos uma caixa folheada a nogueira que contém três altifalantes por cada lado, cada um alimentado por um amplificador de 50 W. Permite a reprodução sem fios, através de AirPlay para produtos da Apple, DLNA para os utilizadores do Android, Bluetooth com NFC, duas entradas USB para carregamento de equipamentos, e ainda um módulo de carregamento QI opcional, que pode ser ligado a dispositivos que suportem esta tecnologia. No que se refere aos amantes do som analógico, existe uma entrada que pode ser comutada entre um sinal de linha, phono MM ou phono MC. O processamento digital tem lugar a 24 bit/96 kHz e incorpora a tecnologia Clari-Fi, da Harman, a qual foi desenvolvida para melhorar o som resultante da reprodução de ficheiros comprimidos. Um clássico compacto, este elegante sistema merece um lugar de destaque na sala de qualquer amante da música.

iFi_nano_iDSD
iFi-nano-iDSD-net

Acessório Hi-Fi Europeu 2014-2015
iFi nano iDSD

Sons bonitos podem sem dúvida ter como origem equipamentos de pequena dimensão, tal como o nano iDSD da iFi o demonstra. Este DAC USB é alimentado a partir de uma bateria de lítio interna, que é carregada através da ligação USB a um PC ou um Mac, disponibilizando em seguida até 10 horas de reprodução com a maioria dos auscultadores ou recorrendo às saídas RCA. A entrada USB assegura compatibilidade com os ficheiros de música da mais elevada resolução, incluindo 2 bit/384 kHz DXD e quad-speed DSD256, e pode mesmo reproduzir ficheiros DSD a partir de um telefone iOS ou Android, ou de um iPad, recorrendo-se a uma App de outro fabricante. As especificações incluem dois clocks de alta precisão e com compensação das variações térmicas, e um amplificador para auscultadores com uma potência de saída de 80 mW, mas é o som suave e clarividente que constitui a característica mais notável do nano iDSD. Esta tem que ser a pechincha hi-fi do ano!

Avantgarde_Acoustic_ZERO_1
Avantgarde-Acoustic-Zero-1-net

Solução de Áudio High-End Europeia 2014-2015
Avantgarde Acoustic ZERO 1

Quem é que disse que as colunas de corneta têm que ser volumosas? Este projecto activo de três vias tem uma altura de apenas 104 cm com cada uma das elegantes colunas de 32 cm de profundidade a albergar versões modificadas da gama XA de amplificadores de alta qualidade da marca, com 50 W cada, a alimentar as duas cornetas, em conjunto com um amplificador Hypex de 400 W que toma conta do woofer de 30 cm. Os sinais das fontes são aplicados apenas a uma das colunas, a qual se sincroniza então via rádio com a outra. E, o que é ainda mais interessante, as ZERO 1 são um sistema plug & play, graças ao processador digital suportado por chips FPGA e seis DAC’s de 24 bit da Burr Brown, o que significa que tudo o que tem de acrescentar é a fonte. Os filtros digitais avançados permitem a calibração extremamente precisa dos níveis de saída, assegurando uma grande coerência em termos de tempo, fase e amplitude dos sons emitidos. Com um som limpo e arejado, as ZERO 1 representam uma irresistível fusão de tecnologia futurista numa volumetria compacta e amiga do utilizador.

Samsung_M7
Samsung-M7-net

Sistema Multiroom Europeu 2014-2015
Samsung M7

Estas elegantes colunas, com uma forma de cunha, têm alguns truques na manga. Não só podem fazer o streaming de música a partir de uma grande variedade de fontes e aceder directamente a serviços tais como o Spotify e o Deezer, como ainda podemos ter a App Multiroom da Samsung instalada num tablet ou smartphone para enviar música para outras colunas M7 distribuídas através da casa. A coluna em si alberga dois tweeters de 19 mm, dois altifalantes de médios de 56 mm e um woofer de 10 cm, enquanto que a conectividade Bluetooth, o controlo de volume por toque e a capacidade de descodificação de ficheiros FLAC de até 44,1 kHz/16 bit apenas aumentam a sua atractividade. E não se coíbem igualmente no que se refere a qualidade de som, com as M7 a ostentar um som rico, convincente e capaz de encher uma sala sempre que tal seja necessário.

Prémios conjuntos com o grupo de Cinema em Casa

B&W_683_S2_THEATRE
B&W-683-S2-THEATRE-net

Sistema de Colunas Europeu 2014-2015
Bowers & Wilkins 683 S2 Theatre

Desde o lançamento da primeira série de colunas 600, no ano de 1995, que a gama mais popular da B&W tem sido sempre reconhecida em função da integração de tecnologias inovadoras. A nova gama 600 não é excepção, com todos os seus modelos a beneficiarem da utilização da última geração de cones de médios/graves em Kevlar, os quais saíram a público pela primeira vez em 1990. Nas elegantes colunas de chão 683, estas unidades são complementadas por um par de altifalantes de graves com cone de alumínio, enquanto que o conjunto completo que inclui as 683 S2, as mais pequenas 686 S2, com possibilidade de montagem na parede, e a impressionante coluna central HTM61 S2 recorre à última versão do tweeter desacoplado com cúpula dupla de alumínio. Embora as colunas de chão 683 S2 sejam a solução perfeita para um bom sistema estéreo, quando combinadas com as 686 S2, a HTM61 S2 e o subwoofer ASW610XP, passamos a ter um soberbo sistema multicanal.

DALI_RUBICON_LCR
DALI-RUBICON-LCR-net

Colunas de Parede Europeias 2014-2015
DALI RUBICON LCR

Sendo uma das cinco linhas da forte gama RUBICON do fabricante dinamarquês, estas colunas de parede de gama completa integram uma versão modificada do módulo de agudos utilizado primeiramente nas EPICON. Este módulo híbrido, no qual temos um tweeter de cúpula macia de 29 mm, combinado com um tweeter de fita de 17 x 45 mm, com apenas 1 mm de espessura, pode ser rodado de modo a dispersar melhor o som através da sala quando a coluna é colocada horizontalmente, evitando assim o tão famoso «sweet spot». Um altifalante de 16,5 cm com cone de fibra de madeira encarrega-se dos graves, enquanto as duas saídas bass-reflex, escondidas da vista na parte traseira da caixa, reforçam o nível de baixas frequências. Garbosas e flexíveis (podem ser ainda colocadas num suporte ou numa prateleira) as RUBICON LCR são uma solução altamente persuasiva, quer para estéreo quer para som multicanal.


» Próxima página (Página 4 - 4/7)