O Varèse Music System inclui agora um Transporte de CD/SACD dedicado
O Varèse Music System inclui agora um Transporte de CD/SACD dedicado para os ouvintes que desejam experimentar o melhor som possível nos seus discos prateados.
O Varèse Music System é a criação mais ambiciosa da dCS até à data. É o resultado de seis anos de desenvolvimento intensivo – uma série de projectos realizados para explorar como poderia melhorar-se ainda mais o desempenho do áudio, criando, ao mesmo tempo, uma experiência de reprodução ainda mais imersiva. É o sistema DCS com melhor desempenho até à data e o mais simples de configurar, utilizar e instalar.
O sistema foi lançado com cinco componentes – Core, Interface do Utilizador, DACs Mono duplos e Master Clock – além do Varèse Remote e da aplicação Mosaic ACTUS. Agora, foi adicionado o Transportador dedicado de CD/SACD, disponível a partir de Setembro de 2025.
O Varèse Transport baseia-se na longa tradição da marca no desenvolvimento de componentes dedicados para reprodução de CD e SACD. O seu design reflecte a ambição, abrangente com a Varèse, de melhorar ainda mais o estado da arte, simplificando a configuração e a utilização do sistema.
A dCS fabrica transportes de CD e SACD desde 2000. O primeiro modelo, o Verdi, foi lançado numa época em que os CD eram omnipresentes e o modo de audição preferido de uma grande fatia dos amantes da música. Novas tecnologias, claro, surgiram e agora há uma infinidade de formas de aceder à música digital, mas sabe-se que há muitos ouvintes em todo o mundo que ainda gostam de reproduzir CDs e Super Audio CDs no seu formato nativo e também que muitos proprietários de CD e SACD acumularam grandes colecções de gravações que não estão actualmente disponíveis em mais nenhum formato e que devem poder experimentar o melhor som possível com os seus discos de prata.
O mesmo se aplica aos transportes de discos. Foram tomadas medidas abrangentes para reduzir o ruído e a vibração e garantir que os ouvintes conseguem ouvir toda a gama de informações musicais constantes dos seus CDs e SACDs. Isto envolve prestar muita atenção a todos os aspectos do design mecânico e electrónico, seleccionar os mecanismos mais robustos e estáveis e garantir que os componentes electrónicos e os mecanismos dos nossos transportadores são alimentados com as tensões mais limpas possível para um desempenho ideal, entre outros factores.
O Varèse Transport dá continuidade a esta tradição. É o transporte de disco da dCS mais silencioso e com menor vibração até à data, beneficiando de um design de chassis totalmente novo e da utilização da nossa interface ACTUS personalizada. O Transport reproduz CDs Redbook no seu formato nativo de 16 bits/ 44,1 kHz e SACDs no seu formato nativo DSD. Liga-se ao Varèse Core através do dCS ACTUS, com um único cabo que vai do Varèse Core ao Transport. Isto permite a transmissão de sinais de áudio com precisão de bits, com áudio assíncrono, sinais de controlo e temporização, todos enviados através da interface ACTUS. O Transport utiliza o mesmo mecanismo do Vivaldi Transport II e Rossini Transport, mas neste caso foi implementada uma nova solução que reduz ainda mais o ruído e as vibrações físicas.
Mais informações em Imacustica